top of page

SOBRE MIM

Olá, seja muito bem-vindo(a) ao meu blog Doc do Nonno Cidadania Italiana. Eu sou Alessandra Giovelli e sou bisneta de italianos. Moro atualmente em Florianópolis, mas em breve pretendo ir para Itália fazer o caminho inverso que meus antepassados fizeram há alguns séculos atrás.

 

Comecei a pesquisar sobre cidadania italiana em 2016, quando me deparei com o blog Minha Saga, do Fábio Barbiero, esse cara incrível que já transformou a vida de tanta gente, graças a todo seu conhecimento e comprometimento em divulgá-lo ao maior número de pessoas possíveis.

 

Graças ao Fábio, eu consegui a certidão de nascimento do meu bisavô e, desde então, venho pesquisando sobre cidadania italiana, estudando a língua, juntando aquela graninha extra para poder dar entrada no pedido de reconhecimento da cidadania diretamente na Itália, ou seja, praticamente tudo aquilo (ou quase tudo) que a maioria dos descendentes de italiano fazem para conseguir a tão sonhada cidadania italiana, assim como você também, não é mesmo?

 

Além de todo conhecimento adquirido com o blog do Fábio e com seu canal do YouTube, neste mês de outubro (2018) me formei no Curso de Formação Profissional na Busca de Documentos e agora, sou uma profissional habilitada para buscar o documento do seu antenato, ou seja, do ascendente que emigrou da Itália, e, desta forma, lhe proporcionar a mesma emoção que eu senti e que outras tantas pessoas sentiram ao receber esse registro, que, para muitos pode parecer somente apenas uma folha de papel, mas que representa um resgate da memória, a honra a nossos antepassados que por tantas situações passaram, tantas dificuldades, sofrimentos, mas também alegrias, emoções... para que estejamos aqui hoje, em uma situação melhor e para que possamos proporcionar também uma vida melhor a nossos descentes.

 

Esse registro do antenato italiano, que pode ser apenas a certidão de nascimento, ou pode ser a certidão de nascimento e a de casamento, tem um valor imensurável; receber o documento em mãos, direto da terra do nonno(a), bisnonno(a), trisnonno(a)... todo escrito em italiano e, às vezes com papel timbrado e o logotipo institucional, é uma espécie de “rememoir” ou salvataggio della memoria (no bom e velho italiano), é imaginar a trajetória do antenato na Itália, como nasceu, se foi registrado numa Igreja ou num Comune, como era o local, como foi sua infância, adolescência... se ele se casou na Itália, imaginar como foi que conheceu a amada, o amado, como foi o casamento...

 

Enfim, esse resgate ao passado, através da imaginação, ou através das histórias que nossos antepassados nos contavam, ou nos contam, tudo isso vêm à tona ao simples toque deste documento, há muita emoção envolvida, por isso seu valor é tão especial, não é apenas mais um documento para poder dar entrada no processo de reconhecimento da cidadania, muitas pessoas o emolduram e fazem um quadro dele, muitos o guardam junto com demais documentos, registros, memórias da família e, para muitos, esse é o único registro, única memória de seus antepassados.

 

Imagino que você deve ter lido o slogan do meu blog, “honrando os antepassados, transcendendo as presentes e futuras gerações”, eu criei esse slogan, pois é nisso que acredito, eu sei o valor da nossa história, a valorizo e valorizo nossos ancestrais, como descrevi no início desse post, não estaríamos hoje aqui se não fossem eles, não estaríamos tendo essa oportunidade do reconhecimento da cidadania, de fazer o caminho inverso que eles fizeram há alguns anos atrás, e, provavelmente com certo pesar, pois nunca é fácil deixarmos tudo para trás, nossas origens, nossas raízes... e então, transcender as presentes e futuras gerações, no sentido de nos destacar, de irmos além (presentes gerações) e de proporcionar esse mesmo sentimento de superação aos nossos descendentes (futuras gerações), pois foi esse mesmo sentimento que fez nossos antepassados partirem de sua terra natal para uma terra distante, desconhecida, com o intuito de ter uma vida melhor e de proporcionar uma vida melhor a seus filhos(as), netos(as), bisnetos(as)..., ou seja, de transcender...

 

Desta forma, será uma grande honra poder fazer parte da sua história, proporcionar esse resgate, como formar de honrar o passado e enaltecer o futuro.

 

Então, Bora lá Transcender?!

bottom of page